Etica e Orientações

Como Funciona a Orientação Psicológica On-line.
O atendimento Psicológico online é um serviço realizado a distância mediado por meios tecnológicos, funciona como orientação focal, breve, que tem como objetivo esclarecer alguma queixa específica, ou situação adversa a que esteja submetida, apoiando à pessoa que está passando por alguma dificuldade ou conflito de ordem psicológica, emocional e que necessita da ajuda de um psicólogo.
O atendimento psicológico on-line segue rigorosamente as normas do Código de Ética Profissional do Psicólogo, sendo somente realizado por profissional psicólogo, devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia.

Conforme a legislação vigente é possível realizar até 20 sessões online com um psicólogo. A orientação psicológica é autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, não se caracterizando como uma psicoterapia presencial, e não substituindo tal serviço quando necessário. Se, durante o atendimento de orientação psicológica on-line, se tornar evidente o aprofundamento das questões abordadas, sendo indicado um acompanhamento regular do caso, o cliente será adequadamente encaminhado para um atendimento psicológico presencial.

Sigilo Profissional

Em toda atuação é obrigatório, pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, que seja garantido o sigilo entre as partes. O profissional em sua atuação confirma o compromisso com sua profissão, na medida que atua em respeito a diversidade e aos valores humanos, compromete-se a confidencialidade dos dados a partir dos parâmetros éticos de sua profissão. Mesmo em ambiente virtual existe da parte do ambiente do  Serviço aqui oferecido o investimento que possa assegurar parâmetros mínimos de segurança das informações. Entretanto, vale ressaltar que, o atendimento de orientação psicológica online, não dispõe de garantias absolutas no que diz respeito a segurança de dados, pois os meios eletrônicos estão sujeitos a violações que, muitas vezes, independem da conduta profissional do Psicólogo. A vulnerabilidade se apresenta como uma possibilidade em nosso cotidiano, tornando-se necessário que o usuário certifique-se, que seu computador tenha programas que garantam a segurança de seus dados. Aconselhamos um rastreamento permanente de programas espiões, atualização de módulos de segurança, medidas tais como: apagar todos os históricos de conversas registrados nos chats. Também recomendamos que o usuário da orientação online, evite computadores de uso coletivo, tais como: Lan- house, cyber cafés, bibliotecas, universidades ou computadores de terceiros.

EQUIPE PROFISSIONAL
Os psicólogos e psicólogas filiados a este site são profissionais formados e devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia, capacitados e habilitados para a prestação de serviços psicológicos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia e norteados pela absoluta observância do Código de Ética Profissional dos Psicólogos do Brasil.

Público Alvo
O atendimento psicológico online é destinado prioritariamente a pessoas maiores de 18 anos.   É possível o atendimento de menores de 18 anos, desde que se tenha autorização do responsável legal, comprovado através de cópia de documentação que comprovem a responsabilidade. Além do que deverá o responsável assinar um termo online de consentimento, antes que se inicie o atendimento.

Formulário:

O formulário deve ser preenchido de forma completa e verídica. A clareza e transparência das informações amplia a possibilidade e o entendimento do próprio histórico, dinâmica familiar e situação vivida atualmente. Ele torna viável a compreensão pelo profissional das variáveis sócio-emocionais que caracterizam a realidade do que busca o atendimento. A veracidade e autenticidade das informações possibilitará que uma análise e um prognóstico sejam viáveis, norteando as condutas e diretrizes terapêuticas para o caso. Importante: para ter acesso ao formulário completo é necessário que o cliente realize seu cadastro solicitando atendimento formalmente.

Responsável Técnico
Psicólogo VIRGILIO GOMES DO NASCIMENTO, CRP 05/16819, graduado pela UERJ, Mestre em Sexologia pela UGF, Formação em Terapia Familiar, Formação em TCC, Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Psicologia do Trabalho, MBA em Gestão de Pessoas, Especialista em EAD;
Professor do Curso de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense na área de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo Comportamental;
Diretor-fundador do Centro de Estudos em Neurociências, Psicologia e Sexualidade – CENPS

Tipo de atendimento oferecidos neste site:
- email
- chat
- videochat

O usuário do serviço poderá optar em escolher a forma que melhor lhe atenda. O serviço é pago, via pagseguro, sendo somente liberado o acesso e continuidade do processo de Atendimento após o pagamento.
Ressaltando que os serviços com marcação de horário (chat ou vídeo chat), deverá ser cumprido pontualmente. O Profissional estará à disposição conforme agendado e caso haja atrasos não será compensado o tempo perdido e nem mesmo faltas não serão abonadas. Os casos de “Impossibilidade de Comparecimento”, em que não seja possível o cumprimento de horário agendado, deverá o cliente informar, com pelo menos 24h de antecedência para garantir a reposição do horário. Nesta situação um novo agendamento será feito, dentro de um período máximo de 7 dias, dentre os horários disponibilizados pelo profissional. O reagendamento referente ao atendimento marcado se dará apenas uma vez.
Os casos em que haja interrupção do atendimento por motivos técnicos ou queda do sistema, será agendado um novo atendimento complementar sem ônus para o cliente, para o fechamento do que se estava trabalhando.
Last modified: Tuesday, 4 July 2017, 5:46 PM